pré-natal

Molecular

O diagnóstico pré-natal é fundamental para a prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. O teste molecular utiliza DNA fetal livre de células circulantes no sangue materno. Para a realização do exame, coleta-se o sangue periférico da mãe, sendo, portanto, menos invasivo e mais acurado que a amniocentese e o vilo corial. A coleta pode ser realizada a partir da 9ª semana de gestação, e o método utilizado é o Sequenciamento de Nova Geração (Next Generation Sequencing), que é mais sensível, específico e informativo que os demais. O exame foi validado para gestações de alto risco para trissomias dos cromossomos 13, 18, 21, X e Y. Qualquer gestante pode solicitar o exame, sendo indicado principalmente nas seguintes situações: idade materna avançada, alterações de outros marcadores no sangue materno, história pessoal ou familiar de aneuploidia e ultrassom anormal. Realizamos o Teste Pré-Natal Molecular – NIPT (Non-Invasive Prenatal Testing) pela metodologia de sequenciamento de última geração e contamos com uma estrutura de última geração em testes de biologia molecular, equipamentos modernos e uma equipe altamente especializada.

Convencional

Vários exames laboratoriais são necessários para um pré-natal adequado. Os exames sugeridos são: hemograma, tipagem sanguínea, glicemia em jejum, parcial de urina e Papanicolaou. Para pesquisa de infecções, devem ser realizados os segintes exames: sorologia para Hepatite B (anti-HBs e HBs-Ag), Hepatite C (anti-HCV), Citomegalovírus (IgG e IgM), Rubéola (IgG e IgM), Toxoplasmose (IgG e IgM), HIV I e II e Sífilis (VDRL). 

As infecções acima devem ser pesquisadas em pré-natal de gravidez de baixo risco. Outras sorologias podem ser solicitadas caso haja necessidade e conforme solicitação médica.