Dúvidas

A alimentação interfere nos resultados de colesterol, glicose e triglicérideos?

Sim. A alimentação nos dias anteriores à coleta pode influenciar resultados falsamente altos ou baixos. Para o exame de triglicérideos, a dieta habitual deve ser mantida nos 5 dias que antecedem a coleta e o ideal é não alterar a alimentação por causa do exame. É necessário jejum de pelo menos 12 horas para a coleta do sangue para dosar o colesterol, glicose e os triglicérideos. 

A menstruação pode interferir nos exames?

O exame de urina pode ser afetado por causa da menstruação, mas exames de sangue não são afetados. Exames de urina devem ser feitos fora do período menstrual, mas se necessário, a urina pode ser colhida após a higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal. Alguns hormônios variam com a fase do ciclo menstrual. 

A urina coletada deve ser sempre a "primeira urina da manhã"?

A urina deve ser colhida em frasco apropriado e fornecido pelo Laboratório Santa Flora. É necessário que seja a primeira urina da manhã, apenas se seu médico solicitar. Caso contrário, pode ser colhida ao longo do dia. Para uma coleta adequada recomenda-se ficar pelo menos 2 horas sem urinar antes da coleta.

É possível retirar resultados de exames em local diferente do local de coleta?

Sim. Os resultados de exames podem ser retirados em qualquer uma de nossas unidades, desde que a recepcionista seja avisada no momento da coleta. 

É preciso desprezar o primeiro jato de urina para a coleta?

Sim. Células e secreções podem estar presentes no primeiro jato de urina, por isso, o mesmo deve ser desprezado. É  indicado que se colete o jato médio.

Beber água pode acabar com o jejum? Alguma outra bebida pode ser ingerida?

Não, mas a água deve ser tomada normalmente, pois o excesso pode interferir nos exames de urina. Nenhuma bebida (exceto a água) deve ser ingerida antes da realização de exames que requerem jejum.

Cuidados especiais devem ser tomados para a coleta de fezes em casa?

Não. A coleta deve ser feita em casa, em frasco fornecido pelo laboratório. Não é indicado o uso de laxantes para a coleta de fezes.

Exames de sangue são sempre colhidos em jejum?

Nem todos. O tempo de jejum requerido pode variar entre diversos exames, sendo 12 horas para triglicérideos e colesterol. O hemograma, por exemplo, não requer jejum. Solicite informações com as recepcionistas do Laboratório Santa Flora.

Exames que necessitam de jejum precisam ser colhidos no período da manhã?

Nem todos, desde que respeite o tempo estipulado de jejum. Solicite informações com as recepcionistas do Laboratório Santa Flora.

Fumar antes da coleta causa alterações nos resultados?

Sim, em vários exames. Evite fumar no dia da coleta de seus exames.

Ingerir bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

Sim. A ingestão de qualquer bebida alcoólica antes da coleta é capaz de elevar os níveis de triglicérides, além de alterar os resultados de vários outros exames. O ideal é ficar pelo menos 3 dias sem ingerir álcool até a data da coleta. 

Medicamentos interferem nos resultados dos exames?

Muitos medicamentos são capazes de interferir resultados e o uso dos mesmos necessita ser informado às recepcionistas. Não suspenda o uso de medicamentos sem a autorização do seu médico.

O que é beta-HCG e o que este exame indica?

O teste de gravidez é um exame que pesquisa o HCG, um hormônio exclusivo da gravidez, produzido pelo trofoblasto e que dará origem à placenta. O exame beta-HCG é capaz de identificar a gravidez até mesmo 1 semana após a ocorrência. Pode ser feito, também, quando a menstruação atrasar por mais de 15 dias e se existe a possibilidade de gravidez. A presença de beta-HCG no sangue indica gravidez, mas o apenas o ultrassom é indicado para determinar a idade gestacional. 

O uso de suplementos vitamínicos pode interferir nos resultados de exames?

Sim, as vitaminas são capazes de interferir nos resultados de alguns exames. Os exames de creatinina e glicose podem ser alterados pelo uso de vitamina C, por exemplo. Evite o uso de vitaminas antes da coleta.

Outra pessoa além de mim pode retirar meus resultados de exames?

A retirada de exames só pode ser feita por alguém portando o protocolo de retirada, que é entregue no momento da coleta e documento pessoal. Há casos excepcionais que podem ser analisados. 

Por que, às vezes, após a coleta de sangue o local fica roxo?

A mancha roxa corresponde ao extravasamento de sangue para fora da veia, devido ao pouco tempo de compressão da mesma após a coleta. Também pode ser causada por uso de medicamentos que alteram a coagulação sanguínea, como a Aspirina (ácido acetilsalicílico), por exemplo.

Porque homens também fazem o exame beta-HCG?

Existem tumores de testículo que produzem o hormônio HCG. Por isso, o exame pode ser usado como marcador tumoral no tratamento e prognóstico. 

Praticar atividade física antes da coleta pode interferir nos resultados dos exames?

Sim, alguns. A atividade física intensa pode interferir em exames como o da glicemia, por exemplo. A coleta deve ser feita em condições basais, ou seja, sem a realização de esforço físico anteriormente. Eventualmente, exames feitos após esforço físico terão valores diferentes dos realizados em condições normais.

Quais são os documentos que devo levar para a realização dos exames no Laboratório?

Para a realização de exames é indispensável a apresentação de documento oficial com foto e requisição médica, quando houver. Para exames requeridos por planos de saúde, o paciente deve levar a requisição assinada pelo médico solicitante e a carteirinha do plano de saúde, se houver.