Dúvidas frequentes
A urina deve ser colhida em frasco apropriado e fornecido pelo Laboratório Santa Flora. É necessário que seja a primeira urina da manhã, apenas se seu médico solicitar. Caso contrário, pode ser colhida ao longo do dia. Para uma coleta adequada recomenda-se ficar pelo menos 2 horas sem urinar antes da coleta
Não, mas a água deve ser tomada normalmente, pois o excesso pode interferir nos exames de urina. Nenhuma bebida (exceto a água) deve ser ingerida antes da realização de exames que requerem jejum.
Sim. Os resultados de exames podem ser retirados em qualquer uma de nossas unidades, desde que a recepcionista seja avisada no momento da coleta.
Nem todos. O tempo de jejum requerido pode variar entre diversos exames, sendo 12 horas para triglicérideos e colesterol. O hemograma, por exemplo, não requer jejum. Solicite informações com as recepcionistas do Laboratório Santa Flora.
Sim, em vários exames. Evite fumar no dia da coleta de seus exames.
Sim. A alimentação nos dias anteriores à coleta pode influenciar resultados falsamente altos ou baixos. Para o exame de triglicérideos, a dieta habitual deve ser mantida nos 5 dias que antecedem a coleta e o ideal é não alterar a alimentação por causa do exame. É necessário jejum de pelo menos 12 horas para a coleta do sangue para dosar o colesterol, glicose e os triglicérideos.
O exame de urina pode ser afetado por causa da menstruação, mas exames de sangue não são afetados. Exames de urina devem ser feitos fora do período menstrual, mas se necessário, a urina pode ser colhida após a higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal. Alguns hormônios variam com a fase do ciclo menstrual.
Não. A coleta deve ser feita em casa, em frasco fornecido pelo laboratório. Não é indicado o uso de laxantes para a coleta de fezes.
Sim. Células e secreções podem estar presentes no primeiro jato de urina, por isso, o mesmo deve ser desprezado. É indicado que se colete o jato médio.
Sim. Células e secreções podem estar presentes no primeiro jato de urina, por isso, o mesmo deve ser desprezado. É indicado que se colete o jato médio.
Nem todos, desde que respeite o tempo estipulado de jejum. Solicite informações com as recepcionistas do Laboratório Santa Flora.
Sim. A ingestão de qualquer bebida alcoólica antes da coleta é capaz de elevar os níveis de triglicérides, além de alterar os resultados de vários outros exames. O ideal é ficar pelo menos 3 dias sem ingerir álcool até a data da coleta.
Muitos medicamentos são capazes de interferir resultados e o uso dos mesmos necessita ser informado às recepcionistas. Não suspenda o uso de medicamentos sem a autorização do seu médico.
O teste de gravidez é um exame que pesquisa o HCG, um hormônio exclusivo da gravidez, produzido pelo trofoblasto e que dará origem à placenta. O exame beta-HCG é capaz de identificar a gravidez até mesmo 1 semana após a ocorrência. Pode ser feito, também, quando a menstruação atrasar por mais de 15 dias e se existe a possibilidade de gravidez. A presença de beta-HCG no sangue indica gravidez, mas o apenas o ultrassom é indicado para determinar a idade gestacional.
Sim, as vitaminas são capazes de interferir nos resultados de alguns exames. Os exames de creatinina e glicose podem ser alterados pelo uso de vitamina C, por exemplo. Evite o uso de vitaminas antes da coleta.
A retirada de exames só pode ser feita por alguém portando o protocolo de retirada, que é entregue no momento da coleta e documento pessoal. Há casos excepcionais que podem ser analisados.
A mancha roxa corresponde ao extravasamento de sangue para fora da veia, devido ao pouco tempo de compressão da mesma após a coleta. Também pode ser causada por uso de medicamentos que alteram a coagulação sanguínea, como a Aspirina (ácido acetilsalicílico), por exemplo.
Existem tumores de testículo que produzem o hormônio HCG. Por isso, o exame pode ser usado como marcador tumoral no tratamento e prognóstico.
Sim, alguns. A atividade física intensa pode interferir em exames como o da glicemia, por exemplo. A coleta deve ser feita em condições basais, ou seja, sem a realização de esforço físico anteriormente. Eventualmente, exames feitos após esforço físico terão valores diferentes dos realizados em condições normais.
Para a realização de exames é indispensável a apresentação de documento oficial com foto e requisição médica, quando houver. Para exames requeridos por planos de saúde, o paciente deve levar a requisição assinada pelo médico solicitante e a carteirinha do plano de saúde, se houver.